PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Vietnã oficializa líder do Partido Comunista como presidente do país

23/10/2018 08h15

Ho Chi Minh (Vietnã), 23 out (EFE).- A Assembleia Nacional do Vietnã elegeu nesta terça-feira Nguyen Phu Trong, secretário-geral do Partido Comunista, como novo presidente do país após o falecimento de Tran Dai Quang em setembro deste ano por causa de uma doença.

Trong, único candidato designado pelo comitê central do partido, contou com o apoio de 476 parlamentares e apenas um voto contrário na sessão plenária da Assembleia Nacional. Em seguida, o novo presidente tomou posse do cargo e pronunciou um discurso transmitido pela emissora de televisão do país.

Aos 74 anos, o dirigente comunista substitui Dang Thi Ngoc Thinh, a presidente interina desde a morte de Quang e se transforma no político com mais poder desde a reunificação do país em 1976.

Com sua nomeação, rompe-se o tradicional equilíbrio de forças entre chefe de Estado, primeiro-ministro, secretário-geral do Partido Comunista e presidente da Assembleia Nacional.

Além do amplo poder executivo que tem como principal responsável do partido, Trong agora se transforma no comandante em chefe das forças armadas, dispõe de prerrogativas para nomear ou destituir ministros e aumenta a sua exposição internacional.

Nascido em 1944 em Hanói, o político foi chefe do partido na capital vietnamita entre 2000 e 2006, depois presidiu a Assembleia Nacional e, no Congresso de 2011, ascendeu à secretaria geral do Partido.

Durante seus quase oito anos no comando do Partido Comunista, Trong liderou uma campanha de combate à corrupção sem precedentes contra o alto escalão empresarial e político, que muitos analistas viram como um expurgo contra seus adversários internos.

Está previsto que Trong acumule a chefia de Estado e do partido até o Congresso de 2021.

Internacional