PUBLICIDADE
Topo

Trump estuda fechar a fronteira para solicitantes de asilo da América Central

26/10/2018 02h53

Washington, 26 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando aprovar o fechamento da fronteira sul para imigrantes da América Central solicitantes de asilo, em uma medida similar ao veto "migratório" a muçulmanos de 2017, segundo informaram na quinta-feira os veículos de imprensa americanos.

A medida coincide com o avanço pelo México de uma caravana com milhares de imigrantes hondurenhos que seguem para os EUA e que Trump colocou em seu objetivo nas últimas semanas.

A lei americana ampara aos imigrantes que fogem da perseguição para buscar asilo assim que chegam aos EUA, mas Trump pretende suspender essa provisão para os centro-americanos por "segurança nacional", segundo fontes familiarizadas com a medida citada pelos jornais "The Washington Post" e "New York Times".

A medida, segundo as publicações, provocaria imediatamente uma batalha legal em um sistema judicial que foi hostil às decisões migratórias de Trump até o momento.

No entanto, o plano seria um impacto na mídia para as bases de Trump, a duas semanas antes das eleições legislativas.

Além desta medida, o presidente anunciou o envio de 1 mil soldados para a fronteira, além de um contingente de aproximadamente 2 mil soldados destacados há alguns meses por ocasião de outro comboio migratório.