Topo

Incêndio destrói edifício centenário do centro histórico de Lima

27/10/2018 13h01

Lima, 27 out (EFE).- Um incêndio destruiu na madrugada deste sábado um edifício centenário do centro histórico de Lima, situado na praça San Martín, uma das mais importantes da capital peruana, declarado como patrimônio da humanidade desde 1991.

O edifício Giacoletti, construído em 1913 pelos irmãos italianos Masperi, foi consumido pelas chamas que aparentemente se iniciaram em uma das avícolas instaladas no primeiro andar e que depois se estenderam aos quartos do hotel situado nos andares superiores.

A emergência acionou cerca de 100 bombeiros que, apesar do esforço realizado durante toda a madrugada, só puderam salvar parte das fachadas de estilo art noveau, cuja derrubada parcial ameaça a estabilidade de toda a estrutura.

Apesar das grandes dimensões das chamas, que subiam vários metros pelas janelas do edifício, a emergência deixou apenas um ferido por inalação de fumaça, segundo o relatório do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci).

Os incêndios em construções históricas da parte antiga de Lima são frequentes devido ao fato que muitos edifícios se encontram em situação de abandono ou sem manutenção adequada, responsabilidade que recai sobre a Municipalidade Metropolitana de Lima junto ao Ministério da Cultura.