PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Começa em Buenos Aires o Urban 20, primeira cúpula de prefeitos do G20

29/10/2018 11h33

Buenos Aires, 29 out (EFE).- A primeira edição da cúpula de prefeitos do G20, Urban 20 (U20), começou nesta segunda-feira em Buenos Aires com perspectivas de buscar consensos para encarar a mudança climática, o acolhimento de refugiados, o empoderamento da mulher e o acesso ao financiamento, entre outros.

"O U20 é a ponte entre as cidades e o G20, entre os prefeitos e os líderes nacionais", destacou Fernando Straface, secretário-geral e de Relações Internacionais da Argentina durante a inauguração desta série de reuniões no Centro de Exposições da capital.

A primeira edição da cúpula acontecerá entre hoje e amanhã, quando será entregue a Mauricio Macri, presidente da Argentina e que ostenta a presidência do G20 em 2018, um documento com recomendações para que sejam levadas em conta durante a cúpula de presidentes que acontecerá no final de novembro.

O U20, explicou Straface, viverá durante dois dias debates, painéis integrados por especialistas e prefeitos, conversas complementares e reuniões de aprofundamento.

A cúpula foi convocada pelo C40 (grupo de liderança climática), com a colaboração de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), e receberá 34 prefeitos e representantes de "cidades globais".

Para Emilia Saiz, secretária-geral do CGLU, este encontro é "o resultado de um esforço que os governos locais e os municípios do mundo estão fazendo há 100 anos, que é se reunir entre eles, unir vozes e ter presença internacional", afirmou durante a apresentação.

Entre os presentes a esta reunião estão Horacio Rodríguez Larreta, chefe de governo da Cidade de Buenos Aires; Anne Hidalgo, prefeita de Paris; Michael Müller, prefeito de Berlim; Virgínia Raggi, prefeita de Roma; e representantes das cidades de Madri, Cidade do México, Montreal, Hamburgo, Tel Aviv, Seul, Singapura e Kuala Lumpur.

Além disso, estarão presentes os prefeitos da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e de São Paulo, Bruno Covas.

Internacional