Topo

Prefeito de Londres diz que fim da violência na cidade pode levar 10 anos

05/11/2018 17h35

Londres, 5 nov (EFE).- Novos assassinatos em Londres, com destaque para os de dois homens e dois adolescentes por esfaqueamento nos últimos quatro dias, levaram o prefeito de Londres, Sadiq Khan, a afirmar nesta segunda-feira que o fim da violência na capital do Reino Unido pode levar até dez anos para se sacramentar.

"O progresso significativo pode levar até dez anos, uma geração", admitiu Khan em entrevista à rede de televisão "BBC", na qual defendeu uma estratégia semelhante à adotada na cidade de Glasgow, na Escócia, onde a violência é tratada como um problema de saúde pública.

"Aconteceu na Escócia o que hoje vemos em Londres: crianças na escola primária achando não apenas que é bom carregar uma faca, como também entrar para um grupo criminoso, o que dá a elas certo sentido de inclusão", afirmou.

Na última quinta-feira, um adolescente de 15 anos foi esfaqueado em um fast-food em Bellingham, no sul de Londres, e na sexta-feira um jovem de 17 anos morreu esfaqueado na frente da estação de metrô de Clapham South, também no sul da cidade.

Nessa região da capital britânica, um homem de 22 anos e outro de 38 morreram ontem da mesma forma.

Neste ano já foram registrados 118 homicídios em Londres, sendo 67 por esfaqueamento e 12 por uso de armas de fogo. Deste total, 39 mortes foram de jovens com idades entre 16 e 24 anos, de acordo com dados da polícia britânica.