Topo

Republicanos arrebatam primeira cadeira dos democratas no Senado dos EUA

07/11/2018 01h05

Washington, 6 nov (EFE).- O Partido Republicano conseguiu arrebatar dos democratas nesta terça-feira a primeira cadeira no Senado dos Estados Unidos, graças a seu candidato por Indiana, Mike Braun, que conquistou o posto de senador por este estado que até agora era do progressista Joe Donnelly.

Segundo as projeções dos meios de comunicação, Braun se tornou assim o primeiro conservador a conseguir uma cadeira que até agora pertencia a um democrata.

Por sua vez, no Mississipi, o senador republicano Roger Wicker conseguiu sua reeleição.

Por outra parte, 15 senadores democratas revalidaram hoje sua cadeira no Senado nas eleições legislativas de meio de mandato.

Entre eles se encontram os senadores Ben Cardin, por Maryland; Elizabeth Warren, por Massachusetts; Sheldon Whitehouse, por Rhode Island; Bob Casey, pela Pensilvânia; Thomas Carper, por Delaware; e Bob Menéndez, por Nova Jersey; que venceram seus rivais republicanos.

Também venceram hoje os democratas Chris Murphy, por Connecticut; Sherrod Brown, por Ohio; Joe Manchin, na Virgínia Ocidental; Kirsten Gillibrand, por Nova York; Amy Klobuchar, por Minesota; Martin Heinrich, do Novo México; Tammy Baldwin, de Wisconsin; e Tim Kaine, por Virgínia.

A eles se soma o senador independente Bernie Sanders, que faz parte da bancada democrata por Vermont e que foi candidato às primárias do partido para as eleições presidenciais de 2016.

As pesquisas indicavam um panorama favorável para os democratas na Câmara de Representantes, onde precisam ganhar 23 cadeiras para recuperar uma maioria que os republicanos ostentaram desde 2011.

No Senado, pelo contrário, o mapa é muito menos propicio para os progressistas, onde têm que defender mais assentos que os republicanos, e em estados especialmente conservadores.

Atualmente, os republicanos têm uma maioria de 51 a 49 no Senado, e as pesquisas apontam que a manterão.

Das 35 cadeiras no Senado disputadas hoje, os democratas têm que defender 26, enquanto os republicanos devem proteger apenas nove assentos.