Topo

Camponeses da Índia fazem 'guerra' de estrume para afastar as doenças

09/11/2018 17h50

Nova Délhi, 9 nov (EFE).- Dezenas de aldeões no sul da Índia mergulharam nesta sexta-feira em uma 'guerra' de estrume de vaca para celebrar o Festival de Gorehabba, uma antiga tradição local para manter afastadas as doenças e as males do corpo.

Rodeados de montanhas de estrume, os camponeses, alegres, jogam punhados de esterco uns nos outros ao fim de um dos rituais tradicionais da pequena aldeia de Gummatapura, na fronteira do estado de Karnataka-Tâmil Nadu (sul).

Para a celebração, que acontece no terceiro dia de Diwali, o Ano Novo do calendário do hinduísmo, os moradores dessa aldeia e de povoados vizinhos recolheram o estrume de 3.000 bovinos.

Jovens, adultos e crianças jogam uns nos outros bolas enormes formadas com o excremento, ficando cobertos totalmente.

De acordo com a tradição, homens, mulheres e crianças devem começar desde a madrugada a recolher estrume de vaca de todo o povoado e depositá-lo em um lugar designado para isso.

Ao final do dia, após as celebrações religiosas, todas correm para as montanhas do material, enquanto outras centenas de pessoas observam o espetáculo.

Embora os membros desta aldeia não saibam ao certo a origem do festival, eles asseguram que a tradição começou várias gerações atrás, depois da morte de um pastor da região que ganhava a vida remexendo o lixo dos ricos.