Topo

Parlamento do Sri Lanka aprova moção de censura contra Rajapaksa

14/11/2018 08h24

Colombo, 14 nov (EFE).- O Parlamento do Sri Lanka aprovou nesta quarta-feira uma moção de censura contra o novo primeiro-ministro do país, o ex-presidente Mahinda Rajapaksa, nomeado no final de outubro pelo presidente, Maithripala Sirisena, em uma decisão surpreendente que afundou o país em uma crise institucional.

"A maioria votou para apoiar a moção de censura e o presidente informou à Câmara que a moção foi aprovada por maioria", informou o presidente do Legislativo, Karu Jayasuriya, em comunicado.

O presidente do Parlamento enviará agora a Sirisena uma cópia da moção e da carta, com as assinaturas de 122 legisladores, que declara "inconstitucional" a nomeação de Rajapaksa e de seu gabinete, segundo a nota.

A medida foi aprovada na primeira sessão do Parlamento desde o começo da crise, depois que o Supremo Tribunal suspendeu ontem a dissolução do Legislativo ditada no domingo por Sirisena após sua formaçao não ter conseguido apoios suficientes para respaldar a nomeação de Rajapaksa.

Em 27 de outubro, um dia depois da destituição do primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe e sua substituição por Rajapaksa, Sirisena tinha ordenado também a suspensão das sessões do Parlamento.

A relação entre Sirisena e Wickremesinghe foi piorando durante os últimos três anos até o ponto de Rajapaksa chamar o presidente a romper o Governo no começo de outubro.

Rajapaksa, que foi chefe de Estado entre 2005 e 2015, perdeu de maneira inesperada as últimas eleições presidenciais desse ano após uma controversa gestão que esteve marcada pelo fim do conflito contra a guerrilha tâmil em 2009.