Topo

Benicio del Toro e Ben Stiller apresentam sua nova série em Nova York

15/11/2018 03h20

Nova York, 14 nov (EFE).- Benicio del Toro, Patricia Arquette, Ben Stiller e Paul Dano uniram forças nesta quarta-feira no tapete vermelho do mítico Lincoln Center de Nova York, onde apresentaram a série "Escape at Dannemora", a história real da dramática fuga em 2015 de dois assassinos da prisão americana de Clinton.

O fato, no qual a realidade parece superar a ficção, recebeu uma ampla cobertura midiática, já que os presos, Richard Matt e David Sweat, eram perigosos criminosos que tinham conseguido escapar graças à ajuda de dois funcionários do centro penitenciário, situado na cidade de Dannemora, no estado de Nova York.

Um desses funcionários era Joyce Mitchell, uma mulher casada e de meia idade que mantinha relações sexuais com ambos detentos, um vínculo que lhes serviu para convencê-la a fornecer ferramentas e apoiá-los na fuga depois de ter cruzado os muros do centro.

"A história me deixou alucinada. Uma fuga de uma prisão e de repente aí está esta senhora estranha que era parte da história, mas que você não pensa que poderia estar envolvida em algo assim", disse Arquette, que interpreta Joyce, à Agência Efe na apresentação da série.

A fuga levou a polícia a iniciar a maior operação de busca da história do estado de Nova York, que se especula que tenha custado US$ 23 milhões e que resultou quase três semanas depois na morte de Matt, enquanto Sweat foi detido dias mais tarde.

"Pensei que era uma história fascinante. A cada vez que conhecia algum detalhe novo pensava 'não, isso não pode ter acontecido'", disse por sua parte o diretor e produtor-executivo da série, o ator Ben Stiller.

Stiller ressaltou que foi precisamente o surrealismo desta história real, na qual se foram conhecendo os escabrosos planos da funcionária da prisão de matar seu próprio marido para fugir com os prisioneiros, que possibilitou a escalação de um elenco tão reputado.

"Todos estavam muito comprometidos a realmente tentar se sincronizar com seus personagens", comentou Stiller.

Benicio del Toro, que interpreta Matt, confessou também ter ficado preso pelo projeto desde que leu o roteiro do primeiro capítulo da história, que descreveu como "uma forma interessante de ver o que é um triângulo amoroso em sua essência".

"Adoro o lado obscuro disso", declarou o ator, que ainda elogiou as capacidades de Stiller no seu papel de diretor.

"Tive a oportunidade de trabalhar com diretores incríveis e (Stiller) está aí em cima, no mesmo nível que eles. (...) Também é um ator e entende como é arriscado estar em frente de uma câmera", disse Del Toro à Efe no tapete vermelho.

Além de contar a história da fuga, a série revela o cenário psicológico e a manipulação sexual que possibilitou que dois assassinos condenados escapassem de uma prisão de segurança máxima.

Nesse sentido, para Arquette também é importante contar a história de uma mulher de meia idade "que não parece uma coelhinha da 'Playboy' e que desfruta da sua sexualidade".

"Esse é um protótipo que nunca se vê na tela e acreditava que isso era algo importante sobre o que falar", opinou a atriz.

A série, produzida pela Showtime e cujo primeiro capítulo será transmitido neste domingo nos Estados Unidos, se limita a uma só temporada de sete episódios de uma hora de duração cada um, nas quais também participaram atores como David Morse, Bonnie Hunt e Eric Lange.