Topo

Gruevski chegou de avião à Hungria com passaporte falso, diz jornal

15/11/2018 09h05

Belgrado, 15 nov (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Macedônia Nikola Gruevski, condenado em seu país a dois anos de prisão por corrupção, chegou à Hungria em um avião com um passaporte falso que após ter passado pela Albânia, e ocultou sua identidade usando óculos de sol e um chapéu.

Assim afirmou nesta quinta-feira o jornal sérvio "Politika" na sua capa como notícia "exclusiva", sem precisar as fontes das informações.

Segundo o jornal, Gruevski, após receber informação que seria detido, cruzou de noite e de forma ilegal a fronteira macedônia-albanesa com um passaporte falso e chegou a Tirana.

Na capital da Albânia "foi amparado na embaixada da Hungria, e com o primeiro voo matinal da companhia húngara 'Malev', Gruevski chegou direto de Tirana a Budapeste", indica o jornal.

"A tripulação do avião não tinha nem ideia de quem era o passageiro com chapéu e óculos de sol, que não tirou no avião", afirmou a fonte, que acrescentou que Gruevski já estava em Budapeste quando entrou em vigor a ordem de detenção contra ele.

Gruevski anunciou na terça-feira no Facebook que fugiu para a Hungria depois que a polícia macedônia emitiu uma ordem de detenção após não se ter apresentado na prisão e não ter sido localizado na sua residência.

"Nos últimos dias recebi várias ameaças de morte. Agora estou em Budapeste e pedi asilo político às autoridades húngaras", escreveu Gruevski.

O Governo húngaro informou ontem que está analisando o pedido de asilo político de quem ocupou o cargo de primeiro-ministro da Macedônia por dez anos.

Gruevski foi condenado em maio a dois anos de prisão por tráfico de influência pela compra de um Mercedes blindado para seu Governo em 2012.

O primeiro-ministro da Macedônia, o social-democrata Zoran Zaev, pediu à Hungria que não conceda asilo a seu antecessor.