Topo

EUA terão em 2 dias relatório sobre autoria de assassinato de Jamal Khashoggi

O jornalista saudita Jamal Khashoggi - Getty Images
O jornalista saudita Jamal Khashoggi Imagem: Getty Images

São Francisco

17/11/2018 23h57

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (17) que seu país terá um relatório completo nos próximos dois dias sobre a autoria do assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, cometido no começo de outubro em Istambul.

"Teremos um relatório muito completo nos próximos dois dias, provavelmente na segunda ou terça-feira", disse Trump aos jornalistas em Malibu, no estado da Califórnia, para onde foi este sábado para examinar a situação dos incêndios florestais.

Leia também:

O presidente fez estas declarações após conversar com a diretora da CIA, Gina Haspel, depois das informações divulgadas na sexta-feira (16) pela imprensa que apontavam que esta agência tinha concluído que o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, tinha ordenado o assassinato de Khashoggi.

Apesar disso, perguntado a respeito, Trump afirmou que a CIA ainda não examinou um possível envolvimento de Bin Salman, embora tenha dito que Haspel estudou o assunto de perto.

"Ainda não avaliaram nada. É cedo demais. Essa foi uma informação prematura, mas isso é possível. Vamos ver, mas teremos um relatório e será muito completo", ressaltou o presidente.

"Estamos fazendo coisas em relação a algumas pessoas que sabemos com certeza que estiveram envolvidas e estamos sendo muito duros com muita gente", disse Trump.