Topo

Juíza diz que localização de submarino ARA San Juan acaba com "especulações"

Em Buenos Aires

17/11/2018 11h15

A juíza Marta Yáñez, encarregada da investigação sobre o desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan, localizado neste sábado no fundo do Atlântico após um ano de buscas, declarou que terminam assim "as especulações" e as famílias dos 44 tripulantes poderão "processar o luto".

"Houve milhões de especulações, como que havia sido desmantelado no Ushuaia ou que estava sequestrado nas Malvinas. Isto descarta muitas hipóteses pelas quais jamais me deixei levar", afirmou a titular do tribunal da cidade de Enseada Olivia, onde é tramitado o caso.

Em declarações ao jornal "La Nación", a magistrada declarou que a Marinha recebeu uma ligação por volta de meia-noite deste sábado para ser informada sobre a localização do submarino, e neste momento os responsáveis pediram que não dissesse nada até que fosse comunicado aos parentes.

"Tê-los informado é uma forma para que os parentes possam processar o luto", sentenciou.

Sobre a localização do submarino, a 800 metros de profundidade e em torno de 600 quilômetros do litoral argentino, Yáñez declarou que "não é próprio falar de teorias" e que será feita uma análise das imagens fazer análise com as imagens periciadas por especialistas.

"Isso elevará o grau de certeza", acrescentou.

O Ministério de Defesa e a Marinha informaram que após investigar o ponto de interesse número 24 informado pela empresa americana Ocean Infinity - encarregada da busca -, houve a "identificação positiva" para o submarino.

A companhia iria deixar as buscas, a princípio de forma temporária, até que nas últimas horas decidiu voltar a revisar diversos pontos documentados e se dirigiu ao local onde foi achado o ponto de interesse definitivo, onde segundo a Marinha coincide com a zona desde a qual houve comunicação pela última vez em 15 de novembro de 2017.

Até agora não foram divulgados mais detalhes sobre o estado em que se encontram os restos da embarcação.