Topo

Deputados desenham plano para evitar "brexit" sem acordo, segundo imprensa

18/11/2018 08h15

Londres, 18 nov (EFE).- Deputados do Partido Conservador britânico iniciaram contatos com membros da oposição para desenhar um plano que evite um "brexit" sem acordo caso o Parlamento rejeite o pacto ao qual chegou a primeira-ministra, Theresa May, segundo revelou neste domingo o jornal "The Telegraph".

O jornal assegura que o grupo de parlamentares "tories" quer preparar uma moção de "emergência" para apresentar na Câmara dos Comum dias depois de um eventual voto contra o pacto.

Esse plano prevê que o Reino Unido mantenha após o "brexit" uma relação com a União Europeia (UE) similar à da Noruega, que assegura seu acesso ao mercado único ao estar integrada no Espaço Econômico Europeu (EEE).

O "The Telegraph" ressalta que mais de 70 deputados do Partido Trabalhista se rebelaram contra a disciplina de votação de sua formação em junho para apoiar uma proposta similar e sugere que poderiam respaldá-la de novo.

A publicação acrescenta que a oposição trabalhista pode tentar forçar uma moção de censura contra May, ou bem propor um segundo referendo, antes de aderir a essa eventual moção pactada com os conservadores.