Topo

França tem 409 feridos e 282 detidos durante protestos contra o governo Macron

Policiais dispersam manifestantes próximo ao Palácio do Eliseu, sede do governo na França, em Paris - Lucas Barioulet/AFP
Policiais dispersam manifestantes próximo ao Palácio do Eliseu, sede do governo na França, em Paris Imagem: Lucas Barioulet/AFP

Em Paris

18/11/2018 08h49

O Governo francês aumentou para 409 o número de feridos e até 282 o de detenções na tensa jornada de protestos que ocorreu no sábado em vários pontos do país, onde o movimento conhecido como "coletes amarelos" se manifestou contra os novos impostos aos combustíveis.

No entanto, o Ministério de Interior manteve neste balanço o número de mortos - uma aposentada atropelada no sudeste da França..

"Esta noite foi agitada (...) Houve agressões, brigas, facadas", lamentou o ministro do Interior, Christophe Castaner.

França - Stephane Mahe/Reuters - Stephane Mahe/Reuters
Manifestantes usando coletes amarelos protestam contra aumento de combustíveis em Nantes, na França
Imagem: Stephane Mahe/Reuters

Na manhã deste domingo ainda havia vários pontos de manifestações em rotatórias, pedágios e estradas de todo o país.

Esta revolta popular, organizada nas redes sociais sem a tutela de um partido ou um sindicato, também acabou com feridos entre as forças da ordem, um total de 28, "alguns deles em estado grave", especificou Castaner.

Os "coletes amarelos", em alusão à peça fluorescente usados pelos manifestantes, protestaram, em um primeiro momento, pela alta tributária sobre os combustíveis para financiar a transição energética, embora rapidamente tenha se estendido à falta de poder aquisitivo em geral.