Topo

Navio usado na busca de submarino argentino ruma para a África do Sul

O navio Seabed Constructor, usado para localização do submarino ARA San Juan - OCEAN INFINITY
O navio Seabed Constructor, usado para localização do submarino ARA San Juan Imagem: OCEAN INFINITY

Em Buenos Aires

18/11/2018 02h45

O navio "Seabed Constructor" da empresa americana Ocean Infinity começou neste domingo (18) sua viagem à Cidade do Cabo, na África do Sul, uma vez cumprida a busca pelo submarino ARA San Juan, localizado na madrugada deste sábado (17) no fundo do Oceano Atlântico, informaram fontes da Marinha argentina.

A viagem para a cidade sul-africana já estava prevista antes da descoberta do submarino, para lá a embarcação ser submetida a reparos, embora tenha se atrasado quando a Ocean Infinity decidiu ir ao ponto onde tinha sido registrado um objeto de caraterísticas coincidentes com a ARA San Juan, que depois foi confirmado.

Além do pessoal da companhia, durante os dois meses de expedição na busca do San Juan, viajaram na embarcação três observadores do corpo militar e quatro familiares dos 44 tripulantes do submarino, que desembarcarão na África do Sul e, com apoio de funcionários argentinos, serão levados de volta a Buenos Aires.

A viagem começou assim que foi retirado do mar o último veículo submersível de controle remoto com o qual foram analisados os destroços do submarino, a cerca de 500 quilômetros do litoral argentino.