PUBLICIDADE
Topo

May volta a dizer que não excluirá Gibraltar das negociações do Brexit

21/11/2018 15h14

Londres, 21 nov (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, declarou nesta quarta-feira que não excluirá Gibraltar das negociações sobre a futura relação de seu país com a União Europeia e lembrou que existe um protocolo sobre cooperação com a Espanha.

Na sessão de perguntas à premiê no parlamento, May afirmou que seu governo apoia "Gibraltar, sua população e sua economia" e se mostrou satisfeita por ter acertado um protocolo sobre o território que fará parte de um acordo entre o Reino Unido, a Espanha e o governo local, estabelecendo os compromissos das partes para a cooperação.

"Deixei claro que não excluiremos Gibraltar das negociações sobre a futura relação. Queremos um acordo que funcione para toda a família do Reino Unido, e isso inclui Gibraltar", acrescentou a premiê em alusão aos territórios dependentes e às quatro regiões do país.

May fez essa referência a Gibraltar, cuja soberania é reivindicada pela Espanha, depois que o início do acordo do Brexit gerou inquietação no governo espanhol, que considera que o futuro da região deve ser abordado separadamente entre os governos de Madri e Londres.

O protocolo ao qual May se referiu vislumbra a criação de comitês hispânico-britânicos para abordar assuntos como os direitos dos trabalhadores além das fronteiras, a luta contra o contrabando, a proteção do meio ambiente e a cooperação policial.

A primeira-ministra britânica esteve na Câmara dos Comuns hoje antes de viajar para Bruxelas para se reunir com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. O objetivo do encontro é tratar das últimas negociações sobre o Brexit, que consistem em um pacto de saída e em uma declaração política, antes da reunião de domingo do Conselho Europeu, que deve aprovar o acordo.