PUBLICIDADE
Topo

Internacional

May diz que posição do Reino Unido sobre Gibraltar "não mudou e não mudará"

24/11/2018 17h28

Bruxelas, 24 nov (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou neste sábado, após o entendimento com a Espanha para desbloquear o apoio ao acordo do Brexit, que a posição britânica sobre a soberania de Gibraltar "não mudou e não mudará".

"A posição do Reino Unido sobre a soberania de Gibraltar não mudou e não mudará. Estou orgulhosa que Gibraltar seja britânico e sempre vou estar do lado de Gibraltar", comentou May em Bruxelas antes de se reunir com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na véspera da cúpula sobre o Brexit.

May, que acabava de concluir um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, antes que o esperado, afirmou que trabalhou "nos acordos de retirada sobre Gibraltar com a Espanha de forma construtiva e sensível".

A primeira-ministra britânica quis "prestar uma homenagem à habilidade política" com a qual o ministro principal de Gibraltar, Fabian Picardo, "liderou as negociações por parte de Gibraltar" .

"Garantimos que Gibraltar esteja coberto pela totalidade do acordo de retirada e o período de implementação. Sempre negociaremos em nome de toda a família do Reino Unido, incluindo Gibraltar. Na futura relação, defenderemos seus interesses", explicou May.

Ao término da reunião entre Juncker e May, que durou cerca de 40 minutos, o porta-voz chefe da Comissão Europeia (CE), Margaritis Schinas, considerou que o encontro foi "construtivo" e confirmou que a cúpula de amanhã está "encarrilhada".

A Espanha tinha advertido que não compareceria a essa reunião se não fossem esclarecidas as dúvidas sobre se teria o veto em qualquer negociação futura sobre Gibraltar, uma vez efetuado o Brexit.

Posteriormente, o governo espanhol obteve da Comissão Europeia e do Conselho Europeu uma declaração na qual os órgãos garantem que os acordos independentes sobre a colônia britânica após o Brexit necessitarão a "conformidade prévia" da Espanha.

Internacional