PUBLICIDADE
Topo

Internacional

May pede ao povo britânico apoio para acordo do "Brexit"

25/11/2018 07h28

Londres, 25 nov (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, pediu neste domingo ao povo britânico que apoie seu acordo do "Brexit", com o qual um "novo capítulo da história nacional" terá início.

Em carta divulgada hoje, coincidindo com a realização da cúpula extraordinária do Conselho Europeu que votará o pacto, a premiê se dirigiu aos cidadãos para pedir publicamente seu apoio.

"Haverá um momento de regeneração e reconciliação quando abandonarmos a União Europeia (UE)", afirmou, ao mesmo tempo garantindo que o Reino Unido terá um "futuro brilhante" fora do bloco.

Na carta, a governante ressaltou que, resolvida a questão do "Brexit", o governo britânico poderá se concentrar na "economia, no Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) e em combater as injustiças da sociedade".

Além disso, May insistiu que o acordo de saída e a declaração política, que provavelmente receberão hoje sinal verde da UE, "honram o resultado do referendo de 2016", o que permitirá ao Reino Unido "recuperar o controle do seu dinheiro, leis e fronteiras".

"Fora da UE seremos capazes de carimbar novos acordos comerciais com outros países e abrir novos mercados nas economias mais pujantes do mundo", escreveu.

A primeira-ministra afirmou que uma vez materializado o "Brexit", no dia 29 de março de 2019, devem desaparecer os rótulos de "remain" (permanência) e "leave" (saída), para que o país volte a se unir "como um só".

Para isso, "é preciso continuar com o 'Brexit' apoiando este acordo".

"O Parlamento tem a oportunidade de fazê-lo em poucas semanas", lembrou a primeira-ministra, que não conta com o apoio majoritário da Câmara dos Comuns para desenvolver o pacto.

"Farei campanha com o meu coração e a minha alma para ganhar esse voto e conseguir esse acordo do 'Brexit', pelo bem do nosso Reino Unido e de todo o seu povo", concluiu.

Internacional