PUBLICIDADE
Topo

Internacional

EUA confirmam presença de Pence e Ivanka em posse de López Obrador no México

27/11/2018 20h01

Washington, 27 nov (EFE).- Filha e assessora do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Ivanka Trump estará neste sábado no México para prestigiar a posse de Andrés Manuel López Obrador como novo presidente do país, sendo acompanhada pelo vice-presidente americano, Mike Pence, que liderará a delegação no evento.

A Casa Branca divulgou nesta terça-feira a composição da delegação americana que estará presente na posse de López Obrador e também confirmou a visita do secretário de Estado, Mike Pompeo, no dia seguinte ao país vizinho para uma reunião com o novo secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard.

Além de Ivanka e Pence, outras importantes figuras do governo Trump participarão da posse de López Obrador. Entre eles estão a secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, o secretário de Energia, Rick Perry, e a secretária-adjunta de Estado para a América Latina, Kimberly Breier.

Pompeo não estará na posse porque estará com Trump na Cúpula do G20, marcada para ocorrer entre a próxima sexta-feira e o sábado em Buenos Aires. No entanto, viajará assim que o evento terminar para o México para se reunir com o novo chanceler do país vizinho.

"O secretário voará durante a noite de sábado da Argentina para o México e se reunirá com o novo chanceler do México no domingo. Os dois terão uma conversa completa sobre todos os temas relativos à fronteira", disse o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, em entrevista coletiva.

Além disso, Ebrard também terá encontros com Nielsen e outros funcionários da Casa Braca. A porta-voz do governo, Sarah Sanders, não informou se essas reuniões ocorrerão nos EUA ou no México.

Sanders se limitou a revelar que os encontros servirão para finalizar as negociações sobre um acordo para que imigrantes ilegais que peçam asilo nos EUA permaneçam no México enquanto o pedido é processado pelas autoridades americanas.

"Essas conversas continuam. Não teremos uma decisão definitiva até que o novo governo tome posse, o que ocorrerá no sábado", afirmou a porta-voz da Casa Branca.

Internacional