PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Candidata governista vence eleições presidenciais na Geórgia, dizem pesquisas

28/11/2018 15h47

Tbilisi, 28 nov (EFE).- A candidata governista Salome Zurabishvili teria vencido nesta quarta-feira o segundo turno das eleições presidenciais da Geórgia, superando o opositor Grigol Vashadze, conforme pesquisas de boca de urna.

Ela teria obtido de 55% a 58% dos votos, segundo as pesquisas divulgadas pelos principais canais de TV do país e que foram encomendadas pelo governo e pela oposição. Salome, que é ex-ministra de Relações Exteriores da Geórgia, tem 66 anos e teve o apoio do partido governante Sonho Georgiano, que já tem maioria absoluta no Parlamento.

De acordo com a pesquisa pedida pelo canal pró-governo "Imedi", Salome ganha com 58% dos votos, enquanto Vashadze fica com 42%. Por sua vez, a pesquisa encomendada pelo canal opositor "Rustavi-2" dá à Salome 55% dos apoios e Vashadze teria 45%.

Depois de saber desses levantamentos, o presidente do Sonho Georgiano, o multimilionário Bidzina Ivanishvili, comemorou o resultado e agradeceu o apoio dos eleitores. Vashadze, por outro lado, pediu para que as pessoas esperem os dados oficiais, já que muitos eleitores foram às urnas no fim do dia, quando as pesquisas já tinham sido encerradas.

Antes do segundo turno, as pesquisas indicavam um resultado muito ajustado entre Salome e Vashadze, que em 28 de outubro, no primeiro turno das eleições, obtiveram 38,64% e 37,74% dos votos, respectivamente.

Internacional