PUBLICIDADE
Topo

Começa 11ª rodada de consultas sobre Síria em Astana

28/11/2018 13h08

Astana, 28 nov (EFE).- A décima primeira rodada de consultas sobre o cumprimento do cessar-fogo na Síria começou nesta quarta-feira em Astana, informou o Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão.

Como no encontro anterior, realizado em julho na cidade russa de Sochi, a agenda se centra no cumprimento do cessar-fogo na província de Idlib, na formação de uma comissão constitucional e na libertação de presos e reféns. As consultas, que continuarão amanhã, incluem uma reunião dos representantes da Rússia, da Turquia e do Irã, os três que apoiam o cessar-fogo, e o enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura.

No primeiro dia de conversas, fechado à imprensa, foram realizadas reuniões em diferentes formatos, com a participação de representantes da oposição e do governo sírio.

A delegação da Rússia é liderada pelo enviado especial de Moscou para a Síria, Alexander Lavrentiev, enquanto à frente das do Irã e da Turquia estão os seus vice-ministros de Relações Exteriores, Sedat Önal e Hossein Jaberi Ansari. O governo de Damasco, por sua vez, participa com o representante permanente da Síria nas Nações Unidas, Bashar Jaafari.

A reunião aberta à imprensa vai acontecer amanhã, quando deve ser publicada uma declaração sobre os resultados das consultas.