PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Governista Zurabishvili vence eleições presidenciais da Geórgia

29/11/2018 05h16

Tbilisi, 29 nov (EFE).- A candidata governista Salomé Zurabishvili venceu o segundo turno das eleições presidenciais realizado ontem na Geórgia com 59,56% dos votos, informou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Central (CEC) do país.

Seu rival, o opositor Grigol Vashadze, conseguiu 40,44% dos votos, segundo os dados da CEC, correspondentes à apuração de 99,7% das urnas.

De acordo com as autoridades eleitorais, a participação foi de 56,23% de um censo cifrado em quase dois milhões de cidadãos.

Por enquanto, Vashadze não admitiu sua derrota, mas também não respaldou o pedido do ex-presidente Mikhail Saakashvili de rejeitar os resultados eleitorais e iniciar ações de desobediência civil.

Vashadze tinha declarado que, caso fosse eleito presidente, indultaria Saakashvili, procurado pela Justiça georgiana e atualmente no exílio.

Com as eleições presidenciais desta quarta-feira, as últimas diretas, terminou a transição da Geórgia de uma república presidencialista a uma parlamentarista, em virtude de uma reforma constitucional implementada em 2011.

O próximo chefe de Estado da Geórgia será eleito dentro de seis anos pelos 150 membros do parlamento.

Internacional