PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Guterres pede que G20 adote metas mais ambiciosas contra a mudança climática

29/11/2018 21h49

Buenos Aires, 29 nov (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta quinta-feira aos líderes do G20, que se reunirão entre amanhã e sábado na Argentina, que adotem compromissos mais ambiciosos para lutar contra a mudança climática.

"Essa cúpula do G20 é muito importante porque antecede a COP24 (Cúpula do Clima da ONU que será realizada na semana que vem, na Polônia)", disse Guterres em entrevista coletiva em Buenos Aires.

O secretário-geral da ONU alertou que o aquecimento global está avançando mais rápido que o esperado e que as previsões apontam que a situação se tornará "extremamente difícil".

"Estamos fazendo consultas no mundo todo, inclusive em preparação para a COP24. Estamos pedindo a todos um sentido construtivo de compromisso para evitar uma divisão que seria dramática", afirmou.

O ex-primeiro-ministro de Portugal ainda ressaltou a importância de que os países cheguem a um compromisso sobre o programa de implementação do Acordo de Paris contra a Mudança Climática.

Guterres deseja que os países adotem compromissos sobre os níveis de emissão de gases poluentes e outras linhas complementares, capazes de reconduzir o mundo à perpectiva de limitar o aumento da temperatura mundial até o fim do século em 1,5 graus Celsius.

"É preciso uma maior ambição e também é necessário adotar um conjunto de medidas", reforçou o ex-premiê português.

O secretário-geral da ONU lamentou a manutenção de subsídios para combustíveis fósseis em vários países do mundo, especialmente em um momento no qual as energias renováveis são competitivas.

Além disso, Guterres pediu aos líderes do G20 que promovam uma "globalização justa".

"Não há forma de atender aos desafios globais em solidão, país por país. Está claro que necessitamos respostas globais aos desafios globais", afirmou.

Internacional