PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump cancela reunião com Putin na Argentina

29/11/2018 15h36

Washington, 29 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira o cancelamento da reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na cúpula do G20 na Argentina, prevista para este fim de semana, em resposta às apreensão de navios ucranianos pelo Kremlin no Mar Negro.

"Dado o fato de que os navios e os marinheiros não foram devolvidos à Ucrânia pela Rússia, decidi que o melhor para todas as partes é cancelar a reunião prevista na Argentina com o presidente Vladimir Putin", escreveu Trump no Twitter.

O anúncio, feito a bordo do avião presidencial americano, contradiz o que o próprio Trump havia dito pouco antes de embarcar. Ainda na Casa Branca, o líder republicano respondeu a jornalistas que "provavelmente" se encontraria com Putin durante o G20.

Trump disse também que era um "momento muito bom" para ver Putin, mas alertou que discutiria com assessores as tensões entre russos e ucranianos durante a viagem à Argentina antes de tomar uma decisão.

A Rússia anunciou ontem que Putin e Trump se encontrariam no sábado, em Buenos Aires, para discutir temas como a luta contra o terrorismo e o desarmamento nuclear. A Casa Branca havia antecipado a conversa entre os dois na terça-feira, quando divulgou a agenda de reuniões bilaterais que o presidente faria em Buenos Aires.

No último domingo, navios de guerra russo interceptaram e apreenderam três embarcações ucranianas perto do Estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov. O Kremlin acusa os barcos do país vizinho de invadir águas territoriais russas perto da Crimeia.

As tensões entre os dois países começaram em maio, quando o Kremlin inaugurou uma ponte que une o território russo à península anexada. Depois, o governo de Putin intensificou as inspeções de embarcações ucranianas que navegam pelo Mar de Azov, o que Kiev considera como um bloqueio naval dos portos do país na região.

Internacional