Topo

EUA aprovam venda de equipamento militar ao Marrocos

2018-11-30T09:50:00

30/11/2018 09h50

Rabat, 30 nov (EFE).- O governo dos Estados Unidos aprovou a venda de material e equipamento militar que o Marrocos tinha solicitado de 162 tanques Abrams no valor de US$ 1,259 bilhão, segundo uma nota emitida ontem pelo Ministério de Defesa americano, publicada hoje pela imprensa marroquina.

A comunicação do Departamento de Defesa diz que o Departamento de Estado, como responsável da política externa, deu seu sinal verde à venda com três motivos de disputa: primeiro, porque representa "apoiar a política externa e os objetivos de segurança nacional dos EUA, ao melhorar a capacidade de um aliado de primeira linha fora da Otan".

Segundo, porque a venda de todo este material contribuirá para modernizar a frota de tanques do Marrocos, "fortalecendo sua capacidade de enfrentar ameaças atuais e futuras".

E por último, o Departamento de Estado lembra que esta venda "não alterará o equilíbrio militar básico na região", uma referência à disputa que Marrocos e Argélia (dois dos países da África que mais gastam em armamento) travam pela supremacia na região do Magrebe.

Mais Internacional