Topo

Genro de Trump recebe honraria do presidente do México, Enrique Peña Nieto

2018-11-30T11:24:00

30/11/2018 11h24

Buenos Aires, 30 nov (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, condecorou nesta sexta-feira com a Ordem Mexicana da Águia Asteca Jared Kushner, genro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que compareceu a esse ato nos bastidores da Cúpula do G20 em Buenos Aires.

A honraria a Kushner se deve, segundo a Chancelaria mexicana, às suas "significativas contribuições" durante a renegociação do Tratado de Livre-comércio da América do Norte (Nafta), cuja nova versão, conhecida como T-MEC, será assinada hoje em Buenos Aires.

Peña Nieto colocou a insígnia na lapela de Kushner e lhe entregou a medalha e um diploma, enquanto Trump presenciava o ato na primeira fila, sem fazer declarações.

Kushner se mostrou "honrado pelo reconhecimento" e elogiou o trabalho de Peña Nieto, que amanhã passará a faixa presidencial para Andrés Manuel López Obrador, eleito em julho.

"O senhor sempre colocou em primeiro os interesses dos mexicanos, inclusive quando isso não era popular", afirmou Kushner.

O genro de Trump também elogiou o presidente americano, sobre quem disse que tem um "genuíno respeito pelo México e o povo mexicano".

"Acredito que estamos em um momento histórico na relação entre nossos dois países", opinou Kushner.

A Ordem Mexicana da Águia Asteca é a mais alta condecoração entregue a estrangeiros no México por serviços prestados ao país. Entre as figuras que já a receberam estão Fidel Castro, Gabriel García Márquez, o rei Felipe VI da España e Dwight D. Eisenhower, entre outros.

Mais Internacional