Topo

Sánchez afirma que só o multilateralismo resolverá desafios globais

2018-11-30T15:54:00

30/11/2018 15h54

Buenos Aires, 30 nov (EFE).- O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou nesta sexta-feira, diante dos demais líderes presentes na cúpula do G20, que só o multilateralismo será capaz de encontrar soluções conjuntas para enfrentar os desafios globais.

Sánchez defendeu o caminho do multilateralismo na reunião protagonizada pelos chefes de Estado e de governo do G20 no primeiro dia da cúpula de Buenos Aires, informaram fontes espanholas.

Essa reunião aconteceu após a foto da cúpula. Na primeira participação em uma cúpula deste tipo, o chefe do governo espanhol ressaltou o discurso de que só as soluções globais podem ser uma resposta aos desafios globais.

O governante explicou que é necessário reforçar o sistema multilateral fundamentado em regras para governar a globalização e para que possa fazer frente a hipotéticas crises futuras.

Entre os assuntos que considera carentes de uma resposta global, Sánchez citou as desigualdades, a mudança climática, a migração e as mudanças tecnológicas.

Essas questões também foram mencionadas ontem pela ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, no jantar dos representantes de Finanças dos países do G20.

Calviño, em declarações aos jornalistas, explicou que em seu discurso nesse jantar disse ser fundamental concentrar os esforços para atingir um crescimento sustentado e inclusivo porque, caso contrário, se alimentará a desconfiança entre os cidadãos.

Na opinião da ministra, é necessário respaldar os mecanismos multilaterais para combater tendências protecionistas que tentam restringir o comércio internacional.

Mais Internacional