Topo

Congresso abre sessão de posse de López Obrador como presidente do México

01/12/2018 13h37

Cidade do México, 1 dez (EFE).- Deputados e senadores mexicanos abriram neste sábado a sessão do Congresso da União que dará posse a Andrés López Obrador como novo presidente do país.

A sessão, realizada na Câmara dos Deputados do México, começou às 9h07 locais (13h07 em Brasília). O plenário estava dominado de integrantes do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o partido de López Obrador, maioria nas duas casas legislativas.

Antes do início da sessão, vários parlamentares postavam selfies nas redes sociais para comemorar o momento, considerado histórico por muitos, já que esta é a primeira vez que um político de esquerda chega à presidência do país.

Nem tudo, porém, foi festa. Um grupo de deputados levantou um cartaz que dizia "Maduro, você não é bem-vindo". A mensagem era uma crítica pelo convite feito por López Obrador ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para estar na cerimônia de posse.

A previsão é que o presidente em fim de mandato, Enrique Peña Nieto, discurse no Salão de Sessões e transfira a faixa presidencial para López Obrador. Já empossado, o novo presidente falará ao país.

Depois da posse, López Obrador irá direto para o Palácio Nacional, no centro da Cidade do México, onde realizará uma reunião fechada com líderes de vários países que participam do evento.

Com a promessa de acabar com a corrupção e a violência, López Obrador foi eleito presidente do México no último dia 1º de julho com 53% dos votos.

Durante a transição, ele anunciou um ambicioso plano de infraestrutura e programas sociais para liderar o que batizou de "quarta transformação" do México.