Topo

Corpo do ex-presidente George H. W. Bush será velado no Capitólio

01/12/2018 19h28

Washington, 1 dez (EFE).- O corpo do ex-presidente americano George H. W. Bush (1989-1993), que morreu na noite de ontem, aos 94 anos, será velado no Capitólio dos Estados Unidos na próxima semana.

Líderes do Senado e da Câmara dos Representantes dos EUA informaram que o corpo de Bush pai ficará na rotunda do Capitólio, local que já recebeu velórios de outros ex-presidentes.

O último ex-presidente homenageado no Congresso americano foi Gerald Ford (1974-1977), que morreu em dezembro de 2006.

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, explicou em comunicado que as duas casas legislativas farão uma homenagem conjunta ao ex-presidente Bush na segunda-feira.

Como é habitual nos funerais de Estado de ex-presidentes, o Capitólio ficará aberto durante todo o dia para permitir que os cidadãos americanos prestem sua homenagem a Bush pai.

Antes do anúncio do velório no Capitólio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou a próxima quarta-feira como dia de luto em memória do ex-presidente George H. W. Bush.

Vários veículos da imprensa americana informaram neste sábado que o funeral de Bush ocorrerá na Catedral Nacional de Washington, também na quarta-feira, mas ainda não há confirmação oficial.

Trump e sua esposa, Melania Trump, já confirmaram presença no evento. O presidente também determinou que as bandeiras americanas fiquem a meio mastro durante os próximos 30 dias.

Segundo a imprensa local, Bush pai será enterrado na quinta-feira ao lado da esposa, Barbara, na biblioteca presidencial George H. W. Bush, no College Station, no Texas.