Topo

Gorbachev destaca contribuição de Bush para o fim da Guerra Fria

01/12/2018 10h39

Moscou, 1 dez (EFE).- O último presidente da União Soviética (URSS), Mikhail Gorbachev, lamentou neste sábado o falecimento do ex-presidente dos Estados Unidos George H.W. Bush e destacou sua contribuição para o desarmamento nuclear e o fim da Guerra Fria.

"Muitas lembranças me unem a esta pessoa. Pudemos trabalhar juntos em anos de grandes mudanças. Foram tempos dramáticos, de grande responsabilidade. O resultado foi o fim da Guerra Fria e da corrida armamentista nuclear", declarou Gorbachev à agência russa "Interfax".

O ex-líder soviético também destacou a "contribuição de George (H.W.) Bush para essa conquista histórica" e ressaltou que o ex-presidente americano foi um "autêntico parceiro".

"Nós, Raissa Maximova (esposa de Gorbachev falecida em 1999) e eu, valorizamos a gentileza, o tratamento atencioso e a simplicidade que caracterizavam George e Barbara Bush, e toda a sua família amigável", destacou o ex-líder soviético.

Após oferecer suas condolências à família do ex-presidente e ao povo americano, Gorbachev disse estar convencido que George Bush, como político e pessoa, permanecerá na memória de muita gente.