Topo

Trump espera voltar a se reunir com Kim Jong-un em "janeiro ou fevereiro"

Saul Loeb/AFP
Presidente Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no encontro dos dois em junho, em Singapura Imagem: Saul Loeb/AFP

Em Buenos Aires

02/12/2018 03h41

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (2) que espera voltar a se reunir com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em "janeiro ou fevereiro", e afirmou que estão sendo estudados "três lugares" para este segundo encontro entre ambos.

"Acredito que vamos ter uma [reunião] bastante em breve, em janeiro ou fevereiro", disse Trump em declarações aos jornalistas a bordo do Air Force One que o levava outra vez a Washington desde Buenos Aires.

"Falamos sobre três lugares, mas não decidimos nada", acrescentou o presidente, confirmando que estaria disposto a receber Kim nos Estados Unidos.

Trump disse em setembro que queria programar uma segunda reunião com Kim, mas a estagnação das negociações adiou o processo de planejamento dessa reunião, que daria continuidade ao processo iniciado no histórico encontro de Singapura em junho passado.

Desde que Trump e Kim concordaram nesse país asiático "trabalhar para a completa desnuclearização da península coreana", os avanços foram somente simbólicos, devido à ausência de um roteiro para o desarmamento.