Topo

Três refugiados afegãos morrem congelados no noroeste da Turquia

04/12/2018 09h34

Istambul, 4 dez (EFE).- As forças de segurança turcas encontraram os corpos de três refugiados afegãos que morreram aparentemente por hipotermia em Edirne, província do noroeste da Turquia que faz fronteira com a Grécia, informou nesta terça-feira a emissora de televisão "CNNTürk".

Os três corpos congelados foram encontrados por um agente turco em duas aldeias de Meriç, na região fronteiriça com a Grécia, e enviados ao Instituto Legista de Istambul para que se estabeleça a causa exata da morte e suas identidades.

Um afegão enviado de volta da Grécia à Turquia disse à polícia que tinha visto os três migrantes em um campo de refugiados gregos e que foram obrigados a retornar à Turquia sem roupas de frio, segundo a "CNNTürk".

Em um acordo com a União Europeia (UE) selado em março de 2016, Ancara se comprometeu a aceitar todos os imigrantes e refugiados chegados de forma irregular às ilhas gregas.

Em troca, além de um pagamento de até 6 bilhões de euros para ajudar no amparo a refugiados sírios, a UE deve receber um refugiado sírio para cada sírio devolvido à Turquia.

O pacto conseguiu reduzir claramente a chegada de imigrantes às ilhas gregas, mas nos últimos meses se multiplicaram as entradas na Grécia por via terrestre de refugiados e imigrantes de diversas nacionalidades, inclusive de cidadãos turcos.