Topo

Trump diz que grupo terrorista Estado Islâmico estará acabado em 30 dias

11/12/2018 21h34

Washington, 11 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previu nesta terça-feira que não haverá mais nenhum terrorista militarmente ativo do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria em 30 dias.

"Fizemos um trabalho muito importante com o EI. Agora restam muito poucos. E, dentro de outros 30 dias, não restará nenhum deles", disse o presidente americano a jornalistas.

Trump fez as afirmações durante o evento de assinatura de uma lei que vista aumentar os esforços do Departamento de Estado para ajudar vítimas de genocídio ou crimes contra minorias cometidas pelo EI.

Já o enviado especial dos EUA para a coalizão internacional que luta contra o EI, Brett McGurk, revelou que só resta ao grupo 1% do território que chegou a dominar em 2014, quando proclamou um califado na Síria e no Iraque.

Os terroristas estão espalhados em diferentes regiões do vale do Rio Eufrates. Um dos locais ainda dominados pelo EI é a cidade de Hayin, que fica no leste da Síria.

"Estamos no último 1% da luta militar convencional, mas levará tempo para acabar totalmente com a ameaça do EI", afirmou McGurk.

"A derrota militar é uma derrota duradoura do Estado Islâmico. Mas se tem uma coisa que aprendemos ao longo dos anos é que a derrota de um grupo terrorista como eles significa que não podemos vencê-los só no espaço físico e irmos embora", ressaltou.

Por esse motivo, McGurk explicou que os EUA devem manter tropas na Síria durante um longo período para estabilizar a região.