Topo

Polícia francesa caça autor de ataque em Estrasburgo; homem gritou "Allahu akbar"

12.dez.2018 - Polícia francesa faz buscas nas margens do rio Reno, em Estrasburgo, um dia após um atentado deixar mortos na cidade - Frederick FLORIN / AFP
12.dez.2018 - Polícia francesa faz buscas nas margens do rio Reno, em Estrasburgo, um dia após um atentado deixar mortos na cidade Imagem: Frederick FLORIN / AFP

Em Estrasburgo

12/12/2018 10h30

O autor do tiroteio de terça à noite (11) que deixou três mortos em Estrasburgo gritou "Allahu akbar" ("Alá é grande"), segundo os testemunhos coletados, informou nesta quarta-feira o promotor antiterrorista, Rémi Heitz. Ele acrescentou que metade dos 12 feridos está em estado grave e declarou que o suspeito foi ferido por militares da patrulha Sentinela em sua fuga.

As autoridades iniciaram uma grande operação de busca do fugitivo, incluindo batidas em lugares que frequentava, o que levou à prisão de quatro pessoas de seu entorno. Pelo menos 350 gendarmes e policiais foram mobilizados na operação de busca e captura, com o apoio de meios aéreos e das brigadas de intervenção RAIDE, BRI e dos militares da operação Sentinela.

Heitz indicou ainda que o autor do massacre, identificou como Chérif C., de 29 anos, proferiu "Allahu akbar", associada aos atos terroristas do grupo Estado Islâmico, durante seu percurso pelas ruas do centro da capital alsaciana.

Com uma arma automática e uma faca, Chérif atacou vários transeuntes e, posteriormente, se envolveu em um tiroteio com quatro militares do dispositivo antiterrorista que patrulhavam a cidade, que reagiram e lhe feriram em um braço.

No entanto, Chérif C. conseguiu escapar e pegou um táxi, pedindo que lhe conduzisse ao bairro de Neudorf, sem especificar um endereço concreto. No caminho, segundo o promotor, o suspeito confessou ao taxista ter disparado e matado "dez pessoas", ao mesmo tempo em que justificou seu ato.

O atirador também disse ao taxista que a polícia tinha realizado uma operação em sua casa e tinha encontrado uma granada, o que permitiu aos investigadores identificar-lhe rapidamente.

Após descer do táxi, cruzou com um grupo de policiais, com quem trocou tiros, mas conseguiu escapar novamente e desde então está sendo procurado pela polícia.

Heitz detalhou que Chérif C. foi condenado 27 vezes, a maior parte delas na França, mas também na Alemanha e na Suíça, sempre por roubos e por atos violentos. Em várias ocasiões foi preso e na prisão, segundo o promotor, se tornou radical e começou a praticar um proselitismo religioso.

Essas atitudes foram detectadas pela administração penitenciária, o que levou à sua inclusão no registro de suspeitos radicais sob vigilância.

A Promotoria Antiterrorismo de Paris assumiu a investigação do caso. O atirador será acusado por homicídio e tentativa de homicídio relacionada a uma organização terrorista, assim como por associação terrorista criminosa.

França eleva nível de alerta antiterrorismo

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, anunciou nesta quarta-feira que o governo decidiu reforçar seu nível de alerta antiterrorismo após o tiroteio. Castaner explicou que atingiu um nível de "urgência por atentado" com um controle reforçado nas fronteiras, aumento dos controles no conjunto de mercados de Natal e uma mobilização ainda maior do dispositivo antiterrorista em todo o território.

O plano de alerta antiterrorismo estava até agora em um nível de segurança reforçado por risco de ataque devido a uma situação de ameaça terrorista elevada, e o novo implica vigilância extrema e é aplicado em caso de ameaça iminente ou após um ataque. Castaner acrescentou que hoje estão proibidas todas as manifestações em Estrasburgo para facilitar o trabalho das forças da ordem.

O prefeito de Estrasburgo, Roland Ries, disse nesta quarta que "a cidade está em luto" após o atentado de ontem no Mercado de Natal. Em entrevista à emissora "France Info", Ries afirmou que há "seis feridos em estado bastante grave" e que alguns deles foram baleados na cabeça.

Segundo ele, de acordo com as informações, não há agentes das forças da ordem entre as vítimas e que um dos mortos era "de origem tailandesa" e outro francês.

Ries explicou que a investigação terá que determinar como ele conseguiu acessar o interior do Mercado de Natal com armas, já que o dispositivo de segurança no local prevê o registro de todas as pessoas que entram. O ataque aconteceu pouco antes do fechamento, por volta das 19h50 (hora local).

Ele também confirmou que as escolas da cidade estão fechadas hoje, mas que receberão os alunos, e não abrirá o mercado natalino, que já foi alvo de uma tentativa fracassada de ataque no ano 2000.