Topo

EUA detêm 13 imigrantes que pretendiam escalar muro na fronteira

15/12/2018 02h37

San Diego (EUA), 14 dez (EFE).- Treze imigrantes centro-americanos foram detidos na fronteira entre San Diego (EUA) e Tijuana (México) ao tentar escalar o muro entre ambos os países em frente a "supostos cinegrafistas de imprensa", que se suspeita que os "incentivaram", informou nesta sexta-feira a Patrulha Fronteiriça dos EUA.

O fato aconteceu a tarde de quinta-feira, quando agentes que resguardavam a área detectaram um grupo de pessoas que pretendia escalar uma estrutura temporária, visto que atualmente o muro fronteiriço está em reformas, informou a Patrulha Fronteiriça em comunicado.

No lugar os soldados avistaram cerca de 20 pessoas no lado sul, algumas delas com "equipamento profissional de gravação" que acredita-se que "sejam associadas com a imprensa", acrescentou a nota.

"Os agentes observaram a pessoas entrar ilegalmente aos Estados Unidos, no que parecia ser um evento organizado para capturar o cruzamento ilegal em vídeo", afirmou a instituição.

No total foram presas 13 pessoas no lado americano, três mulheres, quatro homens e duas meninas originárias de Honduras; duas mulheres e um homem de El Salvador; e um menino mexicano de pais salvadorenhos.

A Patrulha Fronteiriça não detalhou que se trate de imigrantes que chegaram a Tijuana com a caravana de centro-americanos e insistiu em que "a forma segura e legal para solicitar asilo político é através dos portos de entrada".