Topo

Atentado na Síria deixa pelo menos 8 mortos e dezenas de feridos

16/12/2018 16h46

Cairo, 16 dez (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na explosão de um carro-bomba neste domingo em um mercado na cidade de Afrîn, na província de Aleppo, no noroeste da Síria.

Em comunicado, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que a explosão aconteceu no mercado al-Hal e deixou oito mortos e dezenas de feridos. A organização alertou que o número de vítimas poderia aumentar nas próximas horas e afirmou que também foram registrados "graves danos materiais", mas não especificou quais.

A explosão aconteceu perto da sede de uma facção armada islâmica em Afrîn, cidade controlada pelas forças da Operação Olive Branch (Ramo de Oliveira), integrada por tropas turcas e rebeldes sírios aliados da Turquia.

A Defesa Civil síria - também conhecida como Capacetes brancos -, disse na sua conta do Twitter que o carro-bomba foi detonado por volta das 13h30 (horário local 10h30 em Brasília) no principal mercado público de Afrîn. O grupo inicialmente informou da morte de quatro pessoas e de 18 feridos.

Afrîn é controlada por facções rebeldes e islamitas sírias, apoiadas pelo Exército turco, desde a expulsão do grupo curdo Unidades de Proteção do Povo (YPG), em março.

Na sexta passada, a explosão de uma bomba causou a morte de quatro integrantes de um grupo islamita nos arredores desta mesma cidade, de acordo com o Observatório.