Topo

Israel detecta e inutiliza quarto túnel desde o Líbano em seu território

16/12/2018 07h48

Jerusalém, 16 dez (EFE).- O Exército de Israel anunciou neste domingo que detectou e inutilizou um novo túnel na fronteira entre o Líbano e país, o quarto desde que iniciou a operação Escudo do Norte no último dia 4.

"Ao longo do fim de semana, as tropas das Forças de Defesa de Israel encontraram um novo túnel de ataque além da fronteira que cruzava a Linha Azul no território israelense", informou um comunicado militar.

O túnel "está sob controle do Exército e não representa nenhuma ameaça iminente. Os dirigentes locais relevantes foram notificados", acrescenta a nota.

O Exército colocou artefatos explosivos dentro do túnel para inutilizá-lo e está investigando e analisando a infraestrutura.

"Qualquer entrada desde o lado libanês é perigosa", adverte.

Embora o Exército acusa a milícia xiita Hezbollah de desenvolver uma infraestrutura subterrânea para atacar o país, responsabiliza o Governo libanês "dos túneis de ataque escavados desde território libanês", que considera uma "patente violação da resolução da ONU 1701 e da soberania israelense".

Trata-se do quarto túnel localizado desde que Israel lançou em 4 de dezembro a operação denominada Escudo do Norte, anunciando que destruiria a rede de túneis localizados.

Por enquanto, a operação não se traduziu em um aumento significativo da tensão na fronteira, embora as forças israelenses da zona estejam em alerta.