Topo

Ranil Wickremesinghe volta a assumir como premiê do Sri Lanka

16/12/2018 05h50

Colombo, 16 dez (EFE).- Ranil Wickremesinghe assumiu neste domingo o cargo de primeiro-ministro do Sri Lanka quase dois meses depois de ter sido expulso do cargo, em uma tentativa de se pôr fim à profunda crise institucional que paralisou a nação depois de sua cassação.

O líder do Partido de União Nacional (UNP) fez o juramento em cerimônia na Secretaria da Presidência da nação, um dia depois de que quem foi seu substituo por um breve e controverso período, o ex-presidente Mahindra Rajapaksa, renunciar ao cargo.

Wickremesinghe tomou posse formal do posto diante do presidente do país, Maithripala Sirisena, que o destituiu no dia 26 de outubro e até esta semana tinha se negado a restituir-lhe o cargo.

Rajapaksa renunciou ontem depois de se saber que uma corte de apelações tinha rejeitado restabelecer suas funções como chefe de Gabinete e primeiro-ministro, das quais foi substituído há duas semanas quando o tribunal começou a revisar a impugnação da sua nomeação, contra a qual o Parlamento votou duas moções de censura.

"A mudança de governo que o povo esperava agora teve que ser adiada. Mas as pessoas definitivamente obterão a mudança que desejam. Ninguém poderá evitar isso", afirmou ontem Rajapaksa em uma declaração por escrito enviada à imprensa local.

Esta é a quinta vez que Wickremesinghe assume o cargo de primeiro-ministro do Sri Lanka.