Topo

Rebeldes iemenitas começarão trégua em Al Hudaida na terça-feira

16/12/2018 07h25

Sana, 16 dez (EFE).- Os rebeldes houthis do Iêmen anunciaram neste domingo que começarão a aplicar a trégua na cidade estratégica de Al Hudaida, no litoral do mar Vermelho, na próxima terça-feira.

"A implementação efetiva do cessar-fogo em Al Hudaida começará no dia 18 de dezembro", anunciou o tenente-general Yehia Saria, porta-voz do Exército houthi, em entrevista coletiva em Sana.

Nos últimos dias foram registrados disparos e fogo de artilharia entre ambos os grupos nos arredores de Al Hudaida apesar do acordo de trégua anunciado na quinta-feira passada no final das negociações de paz entre as partes na Suécia, com a mediação da ONU.

O porta-voz houthi acusou a coalizão árabe, liderada por Riad, de ter realizado 12 bombardeios na região de Al Hudaida nas últimas 24 horas.

Além disso, o tenente-general afirmou que as forças do Governo dispararam mais de 80 projéteis contra a região Kilo 16 e o bairro Sete de Julho, ambos no leste da cidade.

Após uma semana de negociações na Suécia, o Governo iemenita e os rebeldes houthis assinaram na quinta-feira um acordo preliminar que estabelece um cessar-fogo imediato em Al Hudaida, cidade de 600 mil habitantes que é assediada pelas forças iemenitas e emiratis desde em junho passado.