Topo

Trump desiste de paralisar o governo e buscará outras verbas para muro

O presidente dos EUA, Donald Trump - Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: Reuters

18/12/2018 15h48

A Casa Branca afirmou nesta terça-feira (18) que quer evitar uma paralisação do governo por falta de recursos e antecipou que buscará outras formas de financiar o muro na fronteira com o México se o Congresso decidir não incluir a proposta no projeto de orçamento que será votado nesta semana.

Em entrevista à emissora "Fox News", a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que há "diferentes alternativas" para conseguir o dinheiro necessário para a construção do muro. No entanto, a representante do governo não explicou de onde a verba sairia.

O Congresso deve aprovar antes da meia-noite de sexta-feira uma proposta de orçamento para poder financiar o governo federal. No entanto, o presidente do país, Donald Trump, pediu que a inclusão de US$ 5 bilhões para a construção do muro na fronteira.

Na última semana, Trump disse que ficaria "orgulhoso" de paralisar o governo caso não conseguisse a verba para as obras.

No entanto, Sanders contradisse o chefe na entrevista.

"Em uma instância, não queremos fechar o governo, queremos fechar a fronteira", ressaltou a porta-voz da Casa Branca.

A liderança democrata no Congresso ofereceu a Trump US$ 1,3 bilhão para o governo realizar a segurança na fronteira, mas o partido é contrário à utilização desse dinheiro para o muro.

Já alguns membros do Partido Republicano criticam a ideia de financiar as obras porque estão preocupados com o déficit do governo e querem reduzir despesas.

Desde a chegada de Trump ao poder em 2017, o governo ficou paralisado duas vezes. A primeira delas ocorreu entre 20 e 22 de janeiro de 2018, quando dos democratas condicionaram a aprovação do orçamento à criação de uma solução legal para os "dreamers", os imigrantes ilegais que chegaram aos EUA quando eram crianças.

A segunda ocorreu em 9 de fevereiro e durou apenas nove horas. O protagonista daquela vez foi o senador Rand Paul, que se opõe fervorosamente a qualquer aumento de gastos públicos e decidiu bloquear a aprovação do orçamento.