PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Bolívia assina acordos para vender gás natural para cinco estados brasileiros

19/12/2018 17h19

La Paz, 19 dez (EFE).- O governo da Bolívia assinou nesta quarta-feira três acordos com empresas privadas do Brasil para garantir a venda de gás natural a cinco estados do país.

A assinatura do acordo foi realizada na sede da YPFB, a petrolífera estatal da Bolívia, na cidade de Santa Cruz, com a presença do presidente do país, Evo Morales, e representantes das empresas brasileiras GP Camacari, MSGÁS e Hivone Agrociência.

O ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Luis Alberto Sánchez, disse que a expectativa é vender 10 milhões de metros cúbicos a mais de gás natural para o mercado brasileiro com o acordo.

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul serão os estados que receberão em "paralelo" o gás boliviano, já que o país ainda tem um acordo com a Petrobras.

O pacto também prevê a formação de parcerias entre as empresas e o governo de Morales em projetos termoelétricos e para a comercialização e instalação de gás natural no Brasil.

Atualmente, a Bolívia exporta cerca de 30 milhões de metros cúbicos de gás natural ao Brasil. Os dois países negociam uma extensão do atual vínculo, que termina em 2019.

Morales destacou que a aliança entre o governo boliviano e o setor privado brasileiro garante "novos mercados" no país vizinho. Nos próximos dias, o presidente afirmou que também haverá novidades sobre a exploração de gás natural no país.

Em agosto, a empresa canadense Sproule International Limited afirmou que a Bolívia tem 10,7 trilhoes de pés cúbicos de gás, uma quantidade que pode durar cerca de 15 anos.

Entre os projetos conjuntos que devem ser realizados a partir do acordo assinado hoje está a construção na fronteira com o Brasil de uma usina de PNK, um fertilizante feito a base de nitrogênio, fósforo e potássio.

As partes também conversam sobre a venda de cloreto de potássio produzido no Salar de Uyuni, no sudoeste da Bolívia. EFE

Internacional