Senado dos EUA aprova projeto de orçamento, mas não inclui fundos para muro
Washington, 20 dez (EFE).- O Senado dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira um projeto de orçamentos a curto prazo, evitando desta forma o fechamento parcial administrativo durante as festas de fim de ano, mas que não inclui os fundos exigidos pelo presidente Donald Trump para a construção do muro com o México.
O projeto, impulsionado pelos republicanos e acordado com os democratas, inclui recursos para financiar o Governo durante sete semanas a partir do início da madrugada do próximo sábado, quando expiram os atuais, até o dia 8 de fevereiro.
A expectativa é que a Câmara dos Representantes aprove o projeto nesta quinta para que Trump possa assiná-lo.
O presidente ainda não disse se apoia o projeto, já que não inclui novos fundos para o muro na fronteira com o México, longe dos US$ 5 bilhões que ele exigiu do Congresso.
De fato, em uma reunião na semana passada com líderes dos democratas no Congresso, Trump disse que ficaria "orgulhoso" de forçar uma paralisação administrativa se o muro estiver sendo financiado.
Com a aprovação dessas contas, a negociação para financiar a construção do muro seria adiada para 2019, quando os democratas assumirão o controle da Câmara Baixa e poderão bloqueá-la facilmente.
No início deste ano, Trump enfrentou dois fechamentos administrativos devido à falta de fundo. O primeiro, em janeiro, se prolongou por três dias, enquanto o segundo, em fevereiro, durou apenas algumas horas. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.