Trump ameaça não sancionar leis até conseguir verba para muro na fronteira
Washington, 20 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu ameaçar o Congresso nesta quinta-feira e disse que não sancionará nenhuma lei até que os parlamentares incluam no projeto de orçamento do país os recursos necessários para a construção de um muro na fronteira com o México.
Ontem, o Senado aprovou um projeto de orçamento que busca evitar uma paralisação parcial do governo. No entanto, a proposta não incluía o dinheiro pedido por Trump para as obras na fronteira.
"Estão começando a se dar conta é que eu não assinarei nenhuma das leis deles, incluindo a de infraestrutura, a menos que eu tenha uma segurança fronteiriça perfeita. Os Estados Unidos vencem!", afirmou Trump em mensagem enviada pelo Twitter.
Além disso, o presidente republicano acusou os democratas de colocar a política acima dos interesses do país.
A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, informou que Trump se reunirá com integrantes da Câmara de Representantes e antecipou que o presidente não quer avançar sem a segurança na fronteira.
"O presidente continua avaliando suas opções", explicou.
Ontem, o Senado aprovou um projeto de orçamento elaborado pelos republicanos com o consenso dos democratas. A proposta garante o financiamento do governo por sete semanas, a partir de amanhã, quando expira a atual previsão orçamentária do governo.
Espera-se que a Câmara de Representantes aprove o projeto ainda hoje para que Trump possa sancioná-lo.
Em reunião na semana passada com os líderes democratas do Congresso, Trump disse que ficaria "orgulhoso" de forçar uma paralisação do governo para garantir o financiamento para o muro.
Caso o orçamento seja sancionado, a negociação sobre o dinheiro para a construção do muro ficará para 2018, quando os democratas terão o controle da Câmara dos Representantes e poderão bloquear com facilidade qualquer medida de Trump nesse sentido. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.