Topo

ONU oferece assistência humanitária à Indonésia após tsunami

Genebra

23/12/2018 12h19

A ONU ofereceu neste domingo, por meio do Programa Mundial de Alimentos (PMA), assistência ao governo da Indonésia para responder às necessidades humanitárias geradas pelo que atingiu na noite de sábado o litoral do estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra.

"Temos no local equipes especializadas de resposta a desastres que estiveram trabalhando por anos com a Indonésia para que (o país) esteja preparado para tais catástrofes", disse em Genebra o porta-voz do PMA, Herve Verhoosel.

De acordo com a organização, uma das medidas mais urgentes a serem tomadas depois de um fato deste tipo é a instalação de cozinhas comunitárias para dar o que comer aos que perderam as residências.

Verhoosel afirmou que especialistas em logística podem ajudar a transportar alimentos e pessoal humanitário às áreas afetadas pela catástrofe.

"Quando recebemos um pedido deste, nossos especialistas trabalham com o governo para avaliar os danos nas zonas afetadas e apoiar as suas ações", explicou.

O balanço mais recente indica que pelo menos 222 pessoas morreram, 843 ficaram feridas e 28 estão desaparecidas por causa do tsunami.

As autoridades acreditam que o tsunami se formou a partir de um deslizamento de terra submarino produzido pela erupção do vulcão Anak Krakatau, que não ativou os alarmes por não ter ocorrido um terremoto. EFE