Topo

Insurgentes realizam ataque contra edifício governamental no Afeganistão

24/12/2018 11h03

Cabul, 24 dez (EFE).- Um grupo de insurgentes atacou nesta segunda-feira um edifício governamental em Cabul, a capital do Afeganistão, onde primeiro aconteceu uma explosão e depois uma troca de tiros, que continua neste momento, entre os agressores e as forças de segurança, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

"Por volta das 15h15 (locais, 8h45 em Brasília) na região do distrito policial de número 16 aconteceu a explosão de um veículo. Em seguida, vários insurgentes suicidas entraram no (edifício do) Vice Ministério de Mártires e Incapacitados", disse à Efe o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi.

Segundo a fonte, as forças de segurança chegaram ao edifício governamental, que é vinculado ao Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais, pouco depois da explosão e, logo em seguida, começou uma troca de tiros com os insurgentes, que ainda continua.

"Todas as estradas que levam à região foram bloqueadas e uma operação está em andamento para eliminar os agressores", acrescentou Rahimi, que não soube detalhar se o ataque resultou em vítimas.

Este ano, Cabul foi cenário de diversos ataques, o último deles de grande envergadura no fim de novembro, quando uma ação contra um acampamento da empresa britânica de segurança G4S deixou pelo menos 15 mortos e quase 30 feridos depois de 10 horas de combate entre as forças de segurança e os talibãs.

O atentado mais grave no país asiático em 2018 ocorreu em janeiro, quando os talibãs detonaram uma ambulância-bomba perto do antigo edifício do Ministério de Interior, que deixou mais de 100 mortos. EFE