Trump afirma que Arábia Saudita pagará pela reconstrução da Síria
Washington, 24 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que a Arábia Saudita topou investir o "dinheiro necessário" para reconstruir a Síria.
"A Arábia Saudita agora está de acordo em gastar o dinheiro necessário para reconstruir a Síria em vez dos Estados Unidos. Estão vendo? Não é agradável quando países muito ricos ajudam a reconstruir seus vizinhos, em vez do grande país que são os EUA, a 5 mil milhas de distância", escreveu Trump no Twitter.
Na semana passada, Trump declarou que o Estado Islâmico (EI) está derrotado na Síria e ordenou a saída dos cerca de 2 mil soldados americanos que estão no país, integrando a coalizão internacional que colabora com milícias curdas na luta contra os terroristas.
A decisão não agradou o secretário de Defesa, James Mattis, que decidiu deixar o cargo. Outro que discordou de Trump e optou por sair do governo em protesto é o enviado especial dos EUA para a coalizão internacional contra o EI, Brett McGurk.
Os dois expressaram publicamente preocupação com a forma que a Casa Branca tratou os aliados americanos na Síria.
No entanto, Trump acredita que cumpriu seu objetivo no país: derrotar militarmente o grupo terrorista. Agora, o presidente acha melhor que outros países, como a Turquia, terminem o trabalho começado pelos americanos na Síria.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que prometeu a Trump que se encarregará de "limpar" o EI da Síria.
Segundo a coalizão internacional liderada pelos EUA, os terroristas do grupo só controlam 1% do território que chegaram a dominar em 2014, quando proclamaram um califado na Síria e no Iraque. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.