Topo

Trump afirma que Fed é o "único problema" da economia dos EUA

24/12/2018 14h59

Washington, 24 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que "o único problema" da economia americana é o Federal Reserve (Fed, banco central americano), por "não ter tato com o mercado" e também não "entender" as guerras comerciais nas quais o país está envolvido.

"O único problema da nossa economia é o Fed. Não tem um tato com o mercado, não entende o necessário sobre as guerras comerciais e o dólar forte ou mesmo os fechamentos democratas do governo pelas beiradas", afirmou o governante pelo Twitter.

Trump comparou o banco central americano com um "jogador de golfe poderoso" que não pode pontuar porque não tem "tato" com a bola e, portanto, também não pode acertá-la.

O republicano disse considerar que o gradual ajuste monetário defendido pelo Fed representa uma ameaça para a aceleração da economia americana.

As críticas de Trump quebram o tradicional respeito da Casa Branca pela independência da política monetária e surpreenderam os mercados e analistas.

A imprensa americana informou nos últimos dias que Trump está avaliando a possibilidade de demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano.

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, negou essas informações e, neste fim de semana, garantiu pelo Twitter que o presidente não deve demitir Powell.

Trump está incomodado com a decisão que o Fed tomou na semana passada de aumentar as taxas de juros, de maneira que o preço do dinheiro nos EUA ficou entre 2,25% e 2,50%, situado em níveis não vistos em mais de uma década na maior economia mundial.

Nos últimos meses, Wall Street deu indícios de fraqueza, e o Dow Jones Industrial, o seu principal indicador, caiu 12% desde outubro. De fato, Wall Street fechou na sexta-feira passada a sua pior semana desde a crise financeira de 2008. EFE