Topo

Criança imigrante morre sob custódia do governo dos EUA

25/12/2018 18h02

Washington, 25 dez (EFE).- Uma criança guatemalteca que estava sob custódia do governo dos Estados Unidos morreu nesta terça-feira em um hospital do estado do Novo México após ter cruzado irregularmente a fronteira do país.

As informações foram divulgadas pelo Escritório de Alfândegas e Proteção na Fronteira (CPB), responsável por cuidar dos imigrantes capturados depois de chegar ao país. Segundo o órgão, a criança morreu durante a madrugada, por motivos ainda desconhecidos.

No início do mês, uma menina de 7 anos, também da Guatemala, morreu sob a custódia das autoridades americanas. Depois de ser presa e levada para um centro de detenção montado pelo CBP, a menina apresentou um quadro de febre alta com convulsões. No hospital, sofreu uma parada cardíaca e acabou falecendo.

A criança começou a mostrar sintomas de uma "possível doença", de acordo com o CBP, na noite de ontem. Um dos agentes percebeu que ela não estava bem e decidiu levá-lo com o pai ao Hospital Gerald Champion Regional, na cidade de Alamogordo, no Novo México.

No hospital, os médicos afirmaram que a criança tinha um resfriado comum e, quando iam dar alta, perceberam que ela apresentava um quadro de febre. O jovem guatemalteco ficou mais 90 minutos em observação e deixou o local na tarde de segunda-feira, com uma receita para tomar ibuprofeno e amoxicilina.

Na noite de ontem, o menino começou a vomitar e a sentir náuseas, voltando ao hospital. No entanto, apesar do atendimento médico, o pequeno imigrante acabou morrendo durante a madrugada de hoje.

Como é habitual nesses casos, o Departamento de Segurança Nacional, que controla a política migratória e supervisiona o CBP, informou o Congresso sobre a morte da criança. Além disso, uma investigação foi aberta para descobrir o que de fato ocorreu.

O governo da Guatemala também foi notificado e está prestando assistência à família da criança. EFE