Topo

Explosão de carro-bomba em antigo reduto do EI no Iraque deixa 2 mortos

25/12/2018 14h13

Mossul (Iraque), 25 dez (EFE).- Pelo menos duas pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas nesta terça-feira na explosão de um carro-bomba em um mercado popular em Tal Afar, antigo reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque, informou à Agência Efe Tareq Akrish, membro do Conselho local.

De acordo com Akrish, o veículo estava estacionado no mercado reaberto recentemente, depois de um longo período fechado por causa da luta contra o EI, expulso de Tal Afar em agosto de 2017. Segundo ele, este é o primeiro incidente que ocorre na região, situada na província de Ninawa, após a expulsão dos terroristas, que tinham ali uma das suas principais fortificações.

Tel Afar, a maior cidade que os jihadistas dominaram no Iraque, fica perto da fronteira com a Síria e caiu nas mãos do terroristas em junho de 2014, assim como outras partes do país. Em 9 de dezembro de 2017, o ex-primeiro-ministro iraquiano Haider Al-Abadi anunciou a vitória militar sobre o EI, apesar de o grupo continuar tendo presença em alguns pontos do país e realizar atentados esporadicamente. EFE