Israel anuncia que destruiu outro túnel do Hezbollah que cruzava a fronteira
Jerusalém, 26 dez (EFE).- O Exército de Israel informou nesta quarta-feira que destruiu mais um túnel que invadiu a fronteira do país e que teria sido escavado pelo Hezbollah a partir do Líbano.
Segundo o governo israelense, o túnel foi "neutralizado" com uma explosão. A descoberta e a posterior destruição foram informadas às Forças Interna das Nações Unidas no Líbano (Unifil) e às autoridades competentes do país vizinho.
A Unifil, responsável por supervisionar a região depois da guerra entre Israel e Hezbollah em 2006, confirmou que dois dos túneis encontrados cruzam a chamada "Linha Azul", o que constitui uma violação de uma das resoluções do Conselho de Segurança.
Segundo a resolução 1701, está proibida a presença de qualquer grupo armado, exceto o Exército do Líbano, ao sul do rio Litani.
O objetivo da operação israelense, batizada como Escudo Norte, é descobrir e destruir os túneis que, segundo o governo, foram cavados pelo Hezbollah para promover ataques no país.
Israel afirma que o governo do Líbano consentiu para que o Hezbollah construísse os túneis, uma ação que considera como uma violação da soberania do país.
Na semana passada, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que vive complicado momento político e convocou eleições antecipadas, disse que os túneis não só são uma agressão ao país, mas sim um "ato de guerra". EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.